Prezados.
Iniciei essa modificação porque ouvi dizer que para se aumentar a amperagem do alternador original do Fusca bastaria substituir o rotor de 35A por um de 52A, pois as demais peças dos alternadores do Fusca e da Kombi eram as mesmas. Assim, comprei um rotor Bosch para alternador de 52A e o instalei no lugar do de 35A. Na bancada para testes elétricos automotivos (foto 1) e sob carga, o máximo obtido com essa modificação foi 40A. (foto 2) Realmente os rotores possuem de ponta a ponta o mesmo comprimento e podem até ser intercambiáveis, mas o resultado..., mito.
Como não tenho conhecimento técnico em eletroeletrônica automotiva decidi realizar, por minha conta e risco, um “upgrade” no alternador original do Fusca utilizando peças originais VW, pesquisando em catálogos, alguma literatura e, principalmente, naquilo que já foi postado no fórum sobre o assunto.
Não tive a intenção de adquirir um novo de 52A Bosch ou similar e afirmo que sua compra seria economicamente a melhor opção, entretanto eu não teria a satisfação e a diversão proporcionadas durante a realização dessa modificação. Assim, passo para vocês a minha experiência.
Quaisquer dúvidas e ou sugestões serão bem-vindas.
Abraço,
Resende.
1º-A pesquisa no catálogo de peças originais VW de 02/2000 permitiu a identificação das peças dos alternadores, listadas a seguir.
ALTERNADOR DO FUSCA 35A N⁰040 903 023.1
ROTOR N⁰ 102 903 213.3
ESTATOR N⁰ 028 903 351.1
PORTA ESCOVAS N⁰ 040 903 503.1
SUPORTE COM DIODO N⁰ 040 903 350.8
REGULADOR VOLTAGEM N⁰ 040 903 803.3
REPARO DO ALTERNADOR N⁰102903999.2
TAMPA DO ALTERNADOR L./POLIA N⁰ 102903500.1
ALTERNADOR DA KOMBI 52A N⁰040 903 025.1
ROTOR N⁰ 040 903 213.1
ESTATOR N⁰ 028 903 351.2
PORTA ESCOVAS N⁰ 040903 503.1
SUPORTE COM DIÔDO N⁰ 040 903 350.8
REGULADOR VOLTAGEM N⁰ 040 903 803.3
*Usar com o alternador N⁰ 040903023.1 Fusca ou N⁰ 040903025.1 da Kombi
REPARO DO ALTERNADOR N⁰ 102903999.2
*Usar com o alternador N⁰ 040903023.1 Fusca ou N⁰ 040903025.1 da Kombi
TAMPA DO ALTERNADOR L/POLIA 040903500.1
*Usar com o alternador N⁰ 040 903 025.1
2 º Assim, comparando a numeração dos componentes dos alternadores (FUSCA 35A E KOMBI 52A) podemos verificar que para essa transformação e utilizando a carcaça original serão necessários:
A- Um rotor N⁰ 040 903 213.1
B- Um estator N⁰ 028 903 351.2 com a redução de seu diâmetro externo que sugere, por dedução, que a carcaça do alternador da Kombi pode possuir um diâmetro maior no local correspondente ao alojamento do estator.
C- A modificação da tampa original do alternador de 35A do fusca ou uma nova tampa do alternador de Kombi N⁰ 040903500.1.
D- Serviços de torneiro mecânico
3º - Resumindo, para essa modificação os itens assinalados com círculos verdes na vista explodida do alternador Bosch de 35A original do fusca (foto 3) serão mantidos; com círculos amarelos aqueles que serão substituídos e, com círculo amarelo/verde aqueles que serão modificados (mais adiante explicarei como).
Então, mãos à obra:
1º Começando o trabalho desmonte o alternador, faça uma boa limpeza (foto 4) e substitua se necessário, os rolamentos por novos VW Nº 102 903221.1. Lembre-se de que, para sacar o rotor é necessário retirar a tampa do alternador (lado da polia) Nº 102.903.500.1 e remover o porta-escovas Nº 040.903.503.1, esse último para não interferir no deslocamento axial do rotor para frente. Se você desejar substituir o rolamento traseiro terá que remover também a tampa traseira Nº 102.903.501.1
2º Utilize um ferro elétrico de 180 w/127ou220v para soldas de estanho, suficientemente aquecido para soltar os fios das conexões assinaladas com um circulo amarelo (foto5) do suporte com diôdos (retificador).
Remova a porca, a arruela e o isolador do parafuso que é ligado ao fio vermelho e, finalmente, saque o estator de 35A. Quando for colocar o novo estator modificado de 52A solde os fios na mesma posição não se esquecendo de utilizar nos fios e terminais uma pasta para soldas “Cobix” ou similar.
Iniciei essa modificação porque ouvi dizer que para se aumentar a amperagem do alternador original do Fusca bastaria substituir o rotor de 35A por um de 52A, pois as demais peças dos alternadores do Fusca e da Kombi eram as mesmas. Assim, comprei um rotor Bosch para alternador de 52A e o instalei no lugar do de 35A. Na bancada para testes elétricos automotivos (foto 1) e sob carga, o máximo obtido com essa modificação foi 40A. (foto 2) Realmente os rotores possuem de ponta a ponta o mesmo comprimento e podem até ser intercambiáveis, mas o resultado..., mito.
Como não tenho conhecimento técnico em eletroeletrônica automotiva decidi realizar, por minha conta e risco, um “upgrade” no alternador original do Fusca utilizando peças originais VW, pesquisando em catálogos, alguma literatura e, principalmente, naquilo que já foi postado no fórum sobre o assunto.
Não tive a intenção de adquirir um novo de 52A Bosch ou similar e afirmo que sua compra seria economicamente a melhor opção, entretanto eu não teria a satisfação e a diversão proporcionadas durante a realização dessa modificação. Assim, passo para vocês a minha experiência.
Quaisquer dúvidas e ou sugestões serão bem-vindas.
Abraço,
Resende.
1º-A pesquisa no catálogo de peças originais VW de 02/2000 permitiu a identificação das peças dos alternadores, listadas a seguir.
ALTERNADOR DO FUSCA 35A N⁰040 903 023.1
ROTOR N⁰ 102 903 213.3
ESTATOR N⁰ 028 903 351.1
PORTA ESCOVAS N⁰ 040 903 503.1
SUPORTE COM DIODO N⁰ 040 903 350.8
REGULADOR VOLTAGEM N⁰ 040 903 803.3
REPARO DO ALTERNADOR N⁰102903999.2
TAMPA DO ALTERNADOR L./POLIA N⁰ 102903500.1
ALTERNADOR DA KOMBI 52A N⁰040 903 025.1
ROTOR N⁰ 040 903 213.1
ESTATOR N⁰ 028 903 351.2
PORTA ESCOVAS N⁰ 040903 503.1
SUPORTE COM DIÔDO N⁰ 040 903 350.8
REGULADOR VOLTAGEM N⁰ 040 903 803.3
*Usar com o alternador N⁰ 040903023.1 Fusca ou N⁰ 040903025.1 da Kombi
REPARO DO ALTERNADOR N⁰ 102903999.2
*Usar com o alternador N⁰ 040903023.1 Fusca ou N⁰ 040903025.1 da Kombi
TAMPA DO ALTERNADOR L/POLIA 040903500.1
*Usar com o alternador N⁰ 040 903 025.1
2 º Assim, comparando a numeração dos componentes dos alternadores (FUSCA 35A E KOMBI 52A) podemos verificar que para essa transformação e utilizando a carcaça original serão necessários:
A- Um rotor N⁰ 040 903 213.1
B- Um estator N⁰ 028 903 351.2 com a redução de seu diâmetro externo que sugere, por dedução, que a carcaça do alternador da Kombi pode possuir um diâmetro maior no local correspondente ao alojamento do estator.
C- A modificação da tampa original do alternador de 35A do fusca ou uma nova tampa do alternador de Kombi N⁰ 040903500.1.
D- Serviços de torneiro mecânico
3º - Resumindo, para essa modificação os itens assinalados com círculos verdes na vista explodida do alternador Bosch de 35A original do fusca (foto 3) serão mantidos; com círculos amarelos aqueles que serão substituídos e, com círculo amarelo/verde aqueles que serão modificados (mais adiante explicarei como).
Então, mãos à obra:
1º Começando o trabalho desmonte o alternador, faça uma boa limpeza (foto 4) e substitua se necessário, os rolamentos por novos VW Nº 102 903221.1. Lembre-se de que, para sacar o rotor é necessário retirar a tampa do alternador (lado da polia) Nº 102.903.500.1 e remover o porta-escovas Nº 040.903.503.1, esse último para não interferir no deslocamento axial do rotor para frente. Se você desejar substituir o rolamento traseiro terá que remover também a tampa traseira Nº 102.903.501.1
2º Utilize um ferro elétrico de 180 w/127ou220v para soldas de estanho, suficientemente aquecido para soltar os fios das conexões assinaladas com um circulo amarelo (foto5) do suporte com diôdos (retificador).
Remova a porca, a arruela e o isolador do parafuso que é ligado ao fio vermelho e, finalmente, saque o estator de 35A. Quando for colocar o novo estator modificado de 52A solde os fios na mesma posição não se esquecendo de utilizar nos fios e terminais uma pasta para soldas “Cobix” ou similar.
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